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Meditação reduz a reatividade emocional para nos proteger das adversidades

02/11/2019

 

" Para o temperamento inquieto do Ocidente, a meditação pode parecer uma disciplina desagradável, porque não nos parece que possamos sentar 'nada mais do que sentar' sem nossa consciência nos lembrar, sem sentir que deveríamos estar fazendo algo mais importante para justificar nossa existência " . escreveu Alan Watts.

No entanto, a meditação é uma das técnicas mais benéficas para melhorar nossa saúde mental, alcançar  a paz interior  e se sentir mais satisfeito com a vida. Se esses benefícios nos parecem pouco, agora um estudo realizado na Universidade de Surrey revelou que a meditação também nos permite ser menos reativos. E esse poderia ser um dos segredos de viver de maneira mais equilibrada, recuperando o controle de nossas vidas e deixando de estar à mercê das circunstâncias que desencadeiam uma autêntica montanha-russa emocional.

A meditação nos liberta do "viés da negatividade"

Para analisar o impacto da meditação, esses pesquisadores dividiram os participantes em 3 grupos: meditadores experientes, meditadores iniciantes e pessoas que nunca haviam meditado. Eles pediram a todos que realizassem uma tarefa na qual precisavam corresponder a certas imagens para receber uma recompensa.

O interessante é que cada imagem tinha uma probabilidade diferente de ser recompensada. Algumas imagens tiveram 80% de chance de sucesso, enquanto outras apenas 20%. O objetivo dos participantes era aprender a escolher as imagens com maior probabilidade de sucesso para obter uma recompensa maior.

A primeira coisa que os pesquisadores notaram foi que as pessoas que meditavam rapidamente se concentraram nas imagens mais recompensadas, enquanto os não meditadores se concentraram naquelas que tiveram uma baixa recompensa. O que significa isto? As pessoas que não meditam tendem a se concentrar mais nos resultados negativos, enquanto os meditadores preferem aprender com os resultados positivos.

Esse fenômeno pode ser devido ao que é conhecido como "viés de negatividade". Nosso cérebro geralmente dedica mais energia a se concentrar no "que está errado" do que no "que está indo bem". Faz para que possamos descobrir como resolver o problema que nos incomoda.

No entanto, especialistas em meditação parecem estar imunes ao viés da negatividade e preferem se concentrar nos aspectos positivos da situação. As implicações para nossas vidas diárias e nosso  equilíbrio mental  nessa maneira de encarar a vida são enormes.

A meditação atenua o impacto emocional da adversidade

Os pesquisadores também analisaram a atividade elétrica que ocorreu no cérebro enquanto os participantes executavam a tarefa de medir a força com a qual reagiram ao feedback positivo e negativo. Eles descobriram que todas as pessoas reagiram da mesma forma aos resultados positivos, mas os não meditadores reagiram mais intensamente aos resultados negativos. Meditadores experientes, pelo contrário, demonstraram menos ativação no nível neurológico em resposta a resultados negativos.

“ Os humanos meditam há mais de 2000 anos, mas os mecanismos neurais dessa prática ainda são relativamente desconhecidos. Essas descobertas demonstram que, em um nível profundo, os meditadores respondem a estímulos negativos mais imparcialmente do que aqueles que não meditam, o que pode explicar alguns dos benefícios psicológicos dessa prática ” , disse Paul Kntyl, principal autor do estudo. .

Isso significa que a meditação nos penetra com uma tendência natural a ser mais positiva. Não é um otimismo ingênuo, mas aprender a valorizar o que temos, em vez de lamentar o que não temos, e ser capaz de encontrar o lado positivo da adversidade para fazer isso sem que nosso equilíbrio emocional sofra tanto.

Meditação reduz reatividade emocional

É claro que “feedback negativo” faz parte da vida, não podemos evitá-lo e é importante anotar isso, mas se aprendermos a lidar com essas situações sem ficar com raiva, frustrado ou entristecido demais, poderíamos tomar melhores decisões que nos tiram mais rapidamente. do buraco em que caímos.

É sobre aprender a moderar nossa reatividade emocional. Assim, podemos dar um passo atrás, assumir uma perspectiva mais objetiva e decidir como responder, em vez de agir impulsivamente, fazendo coisas das quais mais tarde lamentamos.

Isso pode ser aplicado a todas as áreas da nossa vida:

- Aos comentários negativos das pessoas ao nosso redor, sejam elas familiares, amigos, colegas de trabalho ou estranhos

- A críticas destrutivas que não têm outro objetivo senão nos prejudicar e não contribuem em nada para nós

- Para os obstáculos que encontramos em nosso caminho quando perseguimos uma meta

- Para os contratempos que viram nossos planos de cabeça para baixo

Devemos lembrar que uma reação exagerada ao feedback negativo simplesmente amplifica emoções negativas como tristeza, raiva, vergonha ou frustração. Isso nos estressa e nos domina ainda mais e, por fim, pode até nos fazer agir de maneira autodestrutiva.

A meditação é um excelente exercício para aprender a limitar nossa reatividade e impulsividade, porque nos ensina que existe um espaço entre o que pensamos e sentimos e como reagimos ao que acontece. Isso nos acalma e nos dá a possibilidade de observar o que acontece sem nos alterar, a partir de uma atitude desapegada e equânime.

A meditação é fácil de entender, mas difícil de dominar. A chave é levar o tempo necessário. No começo, você pode acreditar que não está conseguindo nada, mas com a prática, seu estado mental começará a mudar e isso será refletido em todas as áreas da sua vida.

Você só precisa seguir “ a regra fundamental da meditação: consentir em pensar o que é pensado e ser percorrido pelo que passa por você. Para não dizer: é bom, ou é ruim, mas: é, e devo me estabelecer no que há ”, segundo Emmanuel Carrere.

 

Fonte:

Knytl, P. & Opitz, B. (2018) A experiência de meditação prediz aprendizado de reforço negativo e está associada à amplitude atenuada de FRN. Neurociência Cognitiva, Afetiva e Comportamental ; 1-15.

 

https://rinconpsicologia.com/meditacion-reactividad-emocional/

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