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7 técnicas de relaxamento para crianças que todos os pais devem saber

Muitas pessoas acreditam que as técnicas de relaxamento para crianças não são necessárias, uma vez que não apresentam problemas ou tensões. No entanto, as crianças também têm suas próprias preocupações, medos e ansiedades, que podem variar desde o medo das trevas até a necessidade de lidar com as pressões da escola. 

 

Quando essas emoções negativas assumem e são estabelecidas por um longo tempo, elas podem acabar causando problemas diferentes, desde distúrbios de adaptação a fobias ou ansiedade. Portanto, um dos maiores presentes que os pais podem dar aos filhos é ensiná-los a relaxar desde cedo. 

 

Pode ser iniciado quando as crianças têm apenas dois anos e meio de idade, embora até os 6 anos de idade as técnicas de relaxamento devam ser apresentadas como um jogo. Já a partir dos 7 anos você pode introduzir exercícios de relaxamento mais estruturados, dependendo do grau de  maturidade psicológica  da criança. 

 

Métodos de relaxamento para crianças 

 

Existem diferentes técnicas de relaxamento em crianças, sua eficácia dependerá da idade da criança e de suas características de personalidade e temperamento. Para encontrar o exercício de relaxamento ideal, a criança terá que experimentar técnicas diferentes, até encontrar aquela com a qual se sinta mais à vontade.

 

Respiração profunda 

 

A técnica de respiração profunda é muito eficaz em reduzir a resposta natural do corpo ao estresse. Na verdade, reduz a frequência cardíaca, reduz a pressão arterial e proporciona uma sensação muito agradável de controle e tranquilidade.

 

Os passos são muito simples:

 

- Inspire profundamente pelo nariz. -

Prenda a respiração por um momento.

- Liberte lentamente pela boca. No caso de crianças pequenas, você pode ser encorajado recorrendo à imaginação. Eles podem ser instruídos a imaginar que são como um sapo, que ficarão calmos em seu lago, concentrando-se em como o abdômen sobe e desce a cada respiração.

 

Relaxamento muscular progressivo

A técnica de relaxamento muscular progressivo é maravilhosa para aliviar o estresse diário. E é necessário apenas tensionar e relaxar os diferentes grupos musculares do corpo.

 

Os passos, para repetir três vezes cada um, são: 

 

Peça à criança para fingir estar cheirando algo desagradável, e então ele deve relaxar seu rosto. - mandíbula. Peça-lhe para cerrar as mandíbulas com a mesma força que os cães quando seguram um osso.

Então você deve liberar esse osso imaginário e relaxar completamente sua mandíbula. Braços e ombros.

Peça-lhe para esticar os braços na frente dele e, em seguida, levante-os acima da cabeça. Você deve esticá-los tanto quanto puder. Então você deve soltá-los, como se fossem um peso morto, completamente relaxado. - mãos e braços.

 

Peça-lhe para imaginar que ele está apertando uma laranja com a mão, o mais forte que puder. Então você deve deixar cair a laranja no chão.

Repita o exercício com a outra mão. - Pernas e pés. Peça-lhe para pressionar os dedos do pé contra o chão, como se estivesse cavando-os na areia da praia.

É importante que você pressione alternadamente, primeiro com um pé e depois com outro, e que você espalhe suas pernas o suficiente.

Em seguida, peça-lhe para relaxar as pernas.

 

Visualização:

Passos no céu É uma bela técnica de relaxamento para crianças, pois combina imaginação com visualização. O ideal é fazê-lo à noite, na hora de dormir.

Os passos são muito simples:

- Deitada, peça a ele que fique parado e feche os olhos. Você deve imaginar que está deitado do lado de fora, em uma área aberta voltada para o céu, como no gramado do jardim ou na areia da praia.

- Você deve imaginar as nuvens, quando elas passam na frente dos seus olhos. Então você pode imaginar como as nuvens tomam suas formas favoritas.

- Peça-lhe para imaginar uma escada feita de nuvens, que começa precisamente onde está e termina no céu.

Peça-lhe para subir a escada e relaxar a cada passo que ele dá. Você pode até mesmo construir um esconderijo secreto nas nuvens, onde você pode ir toda vez que estiver com raiva ou se sentir mal.

 

Boneco de neve

Esta técnica de relaxamento infantil, que mistura o relaxamento muscular com o relaxamento autógeno de Shultz, adora crianças, pois as convida a explodir sua imaginação enquanto se diverte.

 

Os passos são muito simples:

- Peça à criança para imaginar que é um boneco de neve que congelou completamente durante o inverno. Deve ser colocado na posição do boneco de neve e apertar completamente os músculos, permanecendo imóvel.

- Peça-lhe para imaginar que pouco a pouco a primavera está chegando, para imaginar os primeiros e tímidos raios do sol, que estão gradualmente se aquecendo mais.

Ao sentir esse calor, você deve imaginar como os músculos relaxam gradualmente à medida que o boneco de neve descongela, até atingir o ponto em que descongela completamente e se torna uma poça de água maleável.

 

Bolhas carregadas de pensamentos felizes

É uma técnica de respiração para crianças que também ajuda a relaxar e melhora uma atitude mais positiva em relação à vida. Além disso, é muito divertido.

 

Os passos são:

- Explique a conexão entre respiração profunda e relaxamento, para que a criança possa entender.

Se ele é pequeno, pode dizer-lhe que o modo como respira pode fazê-lo sentir-se mais ansioso ou, pelo contrário, mais calmo. É por isso que é tão importante prestar atenção à respiração. - Com um soprador de bolhas na mão, explique que a ideia é formar a maior bolha, para a qual você deve soprar profunda e lentamente.

- Toda vez que você soprar e sair uma bolha, peça a ele para pensar em algo positivo ou algo que ele goste muito, aumentando assim a sensação de tranquilidade e relaxamento.

 

Fantoche

É uma técnica de relaxamento muscular ideal para crianças de qualquer idade, uma vez que faz na imaginação e é muito divertida.

 

Aplicá-lo é muito simples, basta seguir estes passos:

- Explique que você vai jogar o que é um fantoche, mas você vai controlar seus segmentos. Vai ter um fio nas pernas e nos braços, outro nas costas e outro na cabeça.

- O marionetista puxará os diferentes fios, para que a criança realize diferentes ações.

- Quando a criança entende a dinâmica do jogo, ele é dito que o manipulador de marionetes é um pouco desajeitado e que ocasionalmente ele solta algum fio.

Nesse caso, a criança deve relaxar completamente essa parte do corpo, deixando-a desarmada por um segundo.

- No final do jogo, o manipulador de marionetes soltará todos os fios, para que a criança relaxe todo o seu corpo.

 

Abrigo seguro

É uma técnica de imaginação guiada através da qual um estado de relaxamento é alcançado.

É perfeito para crianças muito criativas e imaginativas e muito conveniente para resolver os problemas de tensão e ansiedade.

Os passos são muito simples: - Peça a ele para imaginar um lugar onde ele se sinta confortável. Pode ser uma clareira na floresta, debaixo de uma palmeira na praia ou mesmo no meio das nuvens. - Depois de encontrar o lugar onde você está relaxado, você pode imaginar que você constrói um pequeno abrigo. - Nesse abrigo, que pode ser uma pequena casa em uma árvore ou um castigo, você colocará alguns dos pertences que você gosta e fará você se sentir calmo, como seu animal de pelúcia favorito, mas também pode convidar um leão para protegê-lo. Não há limite para a fantasia.

 

 

rinconpsicologia.com/tecnicas-de-relajacion-para-ninos/

 

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