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Como yoga e meditação mudam seu cérebro?

11/03/2019

" Mens sana in corpore sano " aconselhou Juvenal, embora na realidade as origens desta ideia se percam no tempo. A sabedoria indiana e oriental tem sido recomendada há anos para praticar yoga e meditação para equilibrar corpo e alma. Agora, por ressonância magnética, a ciência está confirmando que ambas as práticas têm um impacto positivo em nosso cérebro.

 

Isso significa que o alívio da ansiedade e da depressão, assim como a melhora da atenção e da memória, não são resultados subjetivos, mas correspondem a mudanças reais na atividade cerebral. Portanto, estender sua esteira para praticar yoga ou criar seu canto de meditação é um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo.

 

Os efeitos do yoga e meditação no nível do cérebro

 

- Protege o envelhecimento do cérebro, diminuindo a perda de massa cinzenta

 

As pessoas que praticam ioga e meditação muitas vezes preservam melhor suas funções cerebrais à medida que envelhecem. Um estudo realizado na UCLA revelou que aqueles que meditaram por duas décadas têm mais volume de massa cinzenta. A substância cinzenta é encontrada principalmente no córtex cerebral, que corresponde à organização mais complexa do sistema nervoso e foi ligada ao processamento da informação. 

 

De fato, a perda gradual de funções cognitivas nos idosos deve-se, em grande parte, ao fato de que durante o envelhecimento a massa cinzenta é perdida, de modo que o cérebro "encolhe", literalmente. Tanto a ioga quanto a meditação nos ajudam a desacelerar esse processo e a manter o cérebro mais jovem.

 

- Alterar o volume das principais áreas do cérebro

Uma investigação realizada na Universidade de Harvard verificou que as pessoas que praticaram ioga durante os últimos 8 anos têm um volume maior nas áreas do córtex ligadas às funções cognitivas. Também foi apreciado que após apenas 8 semanas de prática de meditação, a espessura do hipocampo aumenta, uma área ligada ao aprendizado e à memória. 

 

Além disso, tanto a meditação quanto a ioga diminuem o volume da amígdala, uma área relacionada ao medo, ansiedade e estresse. Essas mudanças no nível do cérebro explicam porque ambas as práticas melhoram a atenção e a memória, ajudando-nos a nos sentir mais calmos e relaxados. Na prática, aprendemos a dar importância a tudo, porque não reagimos a todas as situações como se fossem um perigo. 

 

- Diminui a atividade da rede neural por padrão e a tendência para pensamentos automáticos negativos

 

Um dos estudos mais interessantes feitas nos últimos anos, realizado na Universidade de Yale descobriram que a meditação reduz a atividade neuronal na rede padrão, que é ativado quando assaltam os pensamentos automáticos negativos. 

 

O problema é que quando a mente se liberta, em muitos casos acaba desenvolvendo pensamentos auto-referenciais, fica presa entre o passado e o futuro, o que gera as preocupações. De fato, não é coincidência que a ativação da rede neural por padrão tenha sido associada a um nível mais alto de infelicidade e insatisfação com a vida. A meditação e a ioga não desativam esta rede, mas redirecionam-na suavemente para o momento presente, para que ela deixe de se tornar inimiga e possamos aproveitar ao máximo seu poder criativo.

 

- Reequilibra os neurotransmissores ao nível do cérebro

 

Os neurotransmissores são substâncias que facilitam a conexão entre os neurônios, de modo que a informação pode ser transmitida. A partir desse peculiar "coquetel" dependerá do nosso humor e até das nossas decisões. 

 

Um estudo realizado na Universidade de Boston revelou que a prática regular de yoga suave libera um aminoácido chamado GABA no tálamo. Este neurotransmissor exerce uma função inibitória que nos ajuda a relaxar, e é por isso que ele é encontrado em muitos dos medicamentos para a ansiedade. Após uma hora de ioga, a concentração de GABA no nosso cérebro aumenta em 27%. 

 

Outra experiência conduzida na Universidade de Srinakharinwirot mostrou que a meditação também é muito eficaz na diminuição do nível de cortisol, o hormônio do estresse. Ambas as práticas também estimulam a produção de endorfinas e opióides, que estimulam a sensação de felicidade e aliviam a dor, respectivamente.

 

Como começar a praticar yoga e meditação?

 

" Yoga é 99% prática e 1% teoria " , disse o professor de yoga indiano Sri Krishna Pattabhi Jois. Para dominar o yoga e / ou a meditação, você precisa praticar muito, de forma que você gradualmente descubra as respostas do seu corpo e se aprofunde na sua mente.

 

No entanto, também é importante dominar os fundamentos teóricos do yoga e da meditação, especialmente se você está buscando uma mudança realmente importante em sua vida. Não se trata apenas de conhecer as posições para meditar ou as posturas de yoga, mas de entender e fazer sua filosofia que está por trás, já que essa mudança de atitude será, em última análise, o que lhe permitirá aproveitar ao máximo todos os benefícios. de ambas as práticas.

 

 

Fontes: 

Afonso, RF et. Al. (2017) Maior Espessura Cortical em Idosos Praticantes de Yoga Feminina - Um Estudo Transversal. Neurosci Envelhecimento Frontal ; 9: 201 

Luu, K. & Hall, PA (2016) Examinando os Efeitos Agudos da Hatha Yoga e Meditação da Consciência na Função Executiva e Humor. Mindfulness , 2016; 8 (4): 873-880. 

Luders, E. et. Al. (2015) Forever Young (er): Potenciais efeitos que desafiam a idade da meditação de longo prazo sobre a atrofia da substância cinzenta.Frente Psychol ; 5: 1551. 

Zeidan, F. et. Al. (2014) correlatos neurais do alívio da ansiedade relacionada à meditação mindfulness. Neurociência Cognitiva Social e Afetiva ; 9 (6): 751-759. 

Turakitwanakan, W. et. Al. (2013) Efeitos da meditação mindfulness no cortisol sérico de estudantes de medicina. J Med Assoc Thai ; 96 (1): 90-95. 

Mrazek, MD et. Al. (2013) O treinamento da atenção plena melhora a capacidade de memória de trabalho e o desempenho do GRE, ao mesmo tempo em que reduz a perambulação mental. Psychol Sci ; 24 (5): 776-781. 

Brewer, JA et. Al. (2011) A experiência em meditação está associada a diferenças na atividade e conectividade da rede no modo padrão. PNAS ; 108 (50): 20254-20259. 

Hölzel, BK et. Al. (2010) A prática da atenção plena leva a um aumento na densidade regional da massa cinzenta do cérebro. Psiquiatria Res ; 191 (1): 36-43. 

Streeter, CC et. Al. (2007) As sessões de Yoga Asana aumentam os níveis cerebrais de GABA: um estudo piloto. J Altern Complement Med ; 13: 419-426. 

 

https://www.rinconpsicologia.com/2018/06/como-yoga-meditacion-cambian-cerebro.html

 

 

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