• Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Não faça para os outros, o que eles podem fazer sozinhos

1/5
Please reload

TRAUMA TEM CURA

1/6
Please reload

TEATRO ESPONTÂNEO COMO ABORDAGEM TERAPÊUTICA

1/10
Please reload

Grupo para Adolescentes

28/05/2017

A abordagem utilizada na condução do trabalho com os grupos que se apresentará em seguida pode ser classificada como um Psicodrama Moreniano, pois, seus propósitos são:

- promover a liberação da espontaneidade do adolescente, através do brinquedo, jogos, representações e outras atividades escolhidas livremente;
- facilitar a estruturação sociométrica do grupo;
- promover o desenvolvimento da “tele”, ou seja, a possibilidade de trocar de lugar com o outro).

Adotamos, portanto, a postura da “escuta”, para entender melhor suas reais necessidades.

Em minha experiência, posso observar, através do relato dos pais, dos profissionais e dos professores, além das observações pessoais, um progresso significante nos padrões de comunicação, atitudes e ajustamento emocional destes meninos.

Utilizamos a maioria das técnicas psicodramáticas, tais como: 
- jogos corporais, 
- "role-playing", 
- jogos sem palavras, 
- espelho, 
- duplo, 
- inversão de papéis, entre outras.

Nosso trabalho inicia com o estabelecimento de um vínculo positivo e favorável com cada adolescente individualmente.

Posteriormente, nos grupos, propiciou-se aos adolescentes a oportunidade de melhorar suas habilidades em estabelecer vínculos mais saudáveis com pessoas (os colegas de grupo) e com objetos (os jogos e os materiais disponíveis no trabalho de grupo).

Procura-se criar um ambiente protegido, onde eles não sejam cobrados ou punidos por seus "fracassos" e nem pressionados a se desempenhar bem, mas assistidos e acolhidos em suas dificuldades.


Como resultado, verificamos o desenvolvimento de uma situação que chamamos de "educação paralela", onde se desenvolve nos adolescentes a capacidade de crescimento e aprendizado, diferenciados daquelas normas básicas e gerais que regem as situações ambientais a que estavam sujeitos .

Além disto: facilitando um maior grau de espontaneidade e favorecendo a capacidade criativa de cada adolescente, facilitamos a estes um maior conhecimento do seu Eu, de suas potencialidades. Protegidos por um ambiente que o próprio grupo cria, os membros podem promover uma liberação da carga emocional "contra o mundo", reprimida que estava pelo outro ambiente que apenas exigia aceitação e respeito.

 

Coordenação: Jaira Coutinho/Psicóloga/CRP - 05/3950

 

Contatos: Cel 21 98883-8143 whatsapp 21 99850-2965 Tel. 21 2611-2367

 

Investimento:360,00 (aceitamos parcelamento no cartão)

 

www.menteemovimento.com.br

menteemovimento@gmail.com

 

Local: Mente e Movimento - Psicologia Clínica e Arteterapia
Rua Coronel Moreira César, nº 426, sala 405 
Prime Business Icaraí, Icaraí - Niterói – RJ

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Categorias

Tipos de bullying nas escolas

1/10
Please reload