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Como combater o estresse com a empatia

18/01/2017

 

Quantas vezes você tem se preocupado com um amigo ou outro ente querido e perguntou se tudo está certo apenas para ser dito, "Oh, estou apenas estressado", como se não há nada para se preocupar?

 

Muitas vezes usamos as palavras "Estou estressado" casualmente em nossas conversas cotidianas, com pouco reconhecimento dos efeitos adversos do estresse em nossas vidas. Mas a evidência sugere que devemos estar muito mais preocupados com nossos níveis de estresse do que nós.

 

O Center for Disease Control descobriu que 66 por cento dos trabalhadores norte-americanos dizem que ficam acordados à noite perturbado pelas consequências físicas ou emocionais do estresse e estresse tem sido associada a muitos problemas de saúde, incluindo a obesidade e doenças cardíacas -especialmente entre os americanos de baixa renda . Estresse não só nos afeta, mas pode afetar aqueles que nos rodeiam, também, especialmente nossos filhos .

 

Variáveis ​​que determinam como o estresse nos afeta
 

Nem todo o stress é ruim, é claro. O estresse também pode ser revigorante ou levar-nos a cuidar sobre o bem-estar dos outros, se canalizada no caminho certo. Nem sempre é evitável - muitos de nós têm vidas com estressores além do nosso controle pessoal. Mas, os psicólogos identificaram variáveis-chave que determinam se o estresse nos afeta positivamente ou negativamente:

  • Nossa percepção do estresse

  • O significado que lhe atribuímos

  • Nossa capacidade de lidar com a incerteza e a ambigüidade

  • O grau de controle que temos sobre as circunstâncias que produzem o estresse

Na minha experiência, muitas pessoas não reconhecem o papel que suas próprias percepções, alimentadas por preconceitos, desempenham na exacerbação do estresse. 

Ao tornar-se mais conscientes de nossos preconceitos na percepção, podemos aprender a concentrar-se na avaliação do verdadeiro de situações que encontramos, sem distorcer a realidade, mantendo-se, assim, a calma, energético, criativo e flexível quando confrontado com situações altamente estressantes.

 

Como psicólogo, trabalhei com inúmeras pessoas que sofrem de estresse debilitante em suas vidas, muitas vezes sem reconhecer como isso afeta sua saúde, relacionamentos e vida de trabalho. 

Em meu livro, A Solução estresse , eu fornecer um esboço dos passos baseadas em pesquisas muitas vezes eu dou aos meus clientes para que eles possam aprender a gerir o stress de forma mais positiva.

 

Até certo ponto, podemos reduzir o estresse simplesmente cuidando de nós mesmos através de um bom sono, exercício e nutrição. Mas, para realmente prosperar em face do estresse, devemos também trabalhar para encontrar significado ou propósito em nosso trabalho ou outras atividades, e para nutrir nossas relações positivas com empatia.

 

Liderar com empatia pode ajudar aqueles que nos rodeiam a serem fontes de apoio em nossas vidas e reduzir a probabilidade de conflitos interpessoais.

 

Por que usar empatia? Porque quando damos e recebemos empatia, produzimos o quase neurotransmissor mágico oxitocina, que cria um senso de confiança e cooperação - chaves para negociar e resolver conflitos, seja entre casais, comunidades, estados ou países. Liderar com empatia pode ajudar aqueles que nos rodeiam a serem fontes de apoio em nossas vidas e reduzir a probabilidade de conflitos interpessoais.

 

Naturalmente, pode ser difícil imaginar o sentimento empatico quando nós somos irritados . Pense em um casal se reunindo depois de um longo dia de trabalho. Sem primeiro se conectar através da empatia e do amor, eles podem acabar lutando sobre cuja volta é fazer os pratos ou simplesmente retirar uns dos outros, privando-se do conforto que a proximidade traz.

 

Empatia Prática: Ouvir
 

Como evitar isso? Praticando a escuta empática, uns com os outros, em vez de cair nos nossos padrões habituais.

 

Muitos de nós escutamos um ao outro com metade do ouvido, preocupados e não totalmente presentes. Nós tendemos a escutar com preconceito, formando nossas mentes antes de ouvir a história completa, ou para conectar tudo o que a outra pessoa diz a nossa própria experiência sem considerar sua perspectiva. Em seguida, fazemos comentários bem-intencionados que não honram a singularidade dos pensamentos ou sentimentos da outra pessoa, tais como: "Eu sei o que você está passando". Ou, ficamos distraídos pelo barulho de nossas vozes internas e acabamos Julgando ou adivinhando um ao outro, o que nos impede de realmente ouvir. Sem realmente ouvir, corremos o risco de perder a conexão e fazer suposições falsas.

 

Como é a escuta empática? 

Requer desistir de uma visão egocêntrica do mundo, concentrando-se e prestando atenção, e deixando de lado preconceitos ou pensamentos distorcidos para se conectar com as emoções de outra pessoa. Significa chegar às suas interações com um verdadeiro desejo de conexão e compreensão, ao invés de ganhar.

A empatia é mais fácil quando compreendemos algumas das histórias que carregamos dentro de quem somos e aprendemos a ver como ele nubla nossas reações e julgamentos. Se fomos humilhados na infância ou passamos fome de atenção, podemos ter problemas em confiar nos outros ou nos sentirmos confortáveis ​​com a intimidade.

 Casais que lutam muito freqüentemente carregam histórias como essas sobre si mesmas - talvez se sentindo indignas por causa de dores passadas - que tornam difícil para elas estar presentes e mais vulneráveis ​​aos seus parceiros.

 

Mas, quando as pessoas aprendem a responder com escuta empática, podem ajudá-las a mudar de suas histórias e maneiras distorcidas de pensar. Eles se tornam menos propensos a ter algo feito ou disse pessoalmente, assumir que outras pessoas têm atitudes semelhantes às suas próprias, ou se concentrar apenas no negativo em vez do positivo em uma situação.

 

7 maneiras de aumentar suas habilidades Empatia de escuta
 

Aqui estão algumas das recomendações que eu faço para ajudar as pessoas a melhorar a sua escuta empática e sua capacidade de expressar empatia:

  • Reflitam sobre o que outros dizem a você . Parece que você tinha muita coisa acontecendo hoje no trabalho, certo?

  • Enfatizar o sentimento por trás das palavras e verificar a precisão da sua interpretação. Você parece exausta. Existe alguma coisa afetando você no trabalho?

  • Preste atenção à linguagem corporal. Você parece tensa. O que posso fazer para ajudar?

  • Faça perguntas-abertas , para mostrar que você está interessado em sua perspectiva. Como foi o seu dia no escritório? 

  • Abrandar e respirar fundo para acalmar-se , se você estiver se sentindo seus botões sendo empurrado ou se você está absorvendo a tensão de outra pessoa. Retardando suas reações emocionais pode ser útil para sintonizar verdadeiramente a outra pessoa e não ser tropeçado por sua própria reatividade. Algumas pessoas descobriram que a meditação de atenção plena, a compaixão de si mesmo ou o treinamento de compaixão podem ajudar com esse tipo de regulação emocional.

  • Evite julgamentos instantâneos. Empatia significa ver os seres humanos como sempre mudando e evoluindo; Assim você não quer julgar e fechar a pessoa para baixo.

  • Aprender com o passado . Se você não está ciente de seus próprios preconceitos e muitas vezes pular para conclusões, você terá problemas verdadeiramente ouvir outra pessoa e percebê-los com precisão. Conheça seus preconceitos pessoais e use a reformulação cognitiva - uma técnica que envolve reconsiderar suas interpretações de eventos, algo que descrevo em detalhes em meu livro - para ajudá-lo a reavaliar o que realmente está acontecendo em um determinado conflito ou situação versus o que você está dizendo a si mesmo no Tempo.

Evite julgamentos instantâneos. Empatia significa ver os seres humanos como sempre mudando e evoluindo; Assim você não quer julgar e fechar a pessoa para baixo.

Aprender a comunicar com empatia pode ser um longo caminho para a construção de mais positividade em seus relacionamentos e reduzir o seu stress. Se todos nós nos concentramos mais em ouvir e entender uns aos outros, o mundo seria muito menos estressante e muito mais feliz !

 

 

© 2016 por Arthur P. Ciaramicoli e adaptado com permissão da New World Library.

Este artigo foi publicado originalmente no Greater Good , a revista on-line de Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley, um dos parceiros da Mindful. 

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