• Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Não faça para os outros, o que eles podem fazer sozinhos

1/5
Please reload

TRAUMA TEM CURA

1/6
Please reload

TEATRO ESPONTÂNEO COMO ABORDAGEM TERAPÊUTICA

1/10
Please reload

Movendo-se para o equilíbrio emocional

13/01/2017

 

O caminho vai da evitação e do apego à aceitação.

 

 

Sendo fora de equilíbrio emocional geralmente envolve tanto não se permitindo experimentar seus sentimentos à medida que evoluem, evitando ou suprimi-los, ou ser tão ligado e identificado com eles que seus sentimentos são todos os consumidores. O equilíbrio emocional ocorre quando nos permitimos sentir tudo o que surge, sem sufocar ou ser dominado por ele, e aprender a aceitar nossos sentimentos sem julgamento.

 

A maioria das pessoas tenta evitar a dor emocional e física. Afinal, quem quer estar com dor? Nosso pensamento ilusório diz-nos que se nós podemos apenas evitar a dor, não nos afetará. Ironicamente, os esforços para manter os pensamentos dolorosos, sentimentos e sensações físicas na baía pode funcionar temporariamente, mas no longo prazo apenas prolongar essas experiências e intensificar o sofrimento ligado a eles. O sofrimento é uma função de como as pessoas pensam e sentem sobre a dor emocional e física que experimentam e as crenças que atribuem a ela. Existe uma correlação direta entre a quantidade de esforço gasto para evitar a dor eo grau de sofrimento experimentado - quanto mais difícil alguém trabalha para evitar a dor, maior o seu sofrimento tende a ser.

 

Evitar não funciona porque a dor é uma parte inevitável da vida. É um aspecto essencial do ser humano. É na maneira como escolhemos responder à dor emocional e física que experimentamos, que determina se somos capazes de superar essa dor ou, sem querer, estendê-la e ampliá-la.

 

Da mesma forma que o relâmpago sempre encontra um caminho para o solo, os sentimentos - incluindo aqueles que são desconfortáveis ​​e dolorosos - sempre encontram um caminho para a expressão. Se não nos permitimos senti-los e, se necessário, falarmos sobre eles, se evitarmos ou suprimimos nossos sentimentos, então eles invariavelmente saem "de lado" - em formas indiretas através do nosso comportamento. Quando os sentimentos são expressos através do comportamento, eles tipicamente operam inconscientemente, fora de nossa consciência e habilidade de mordomo. Quando isso acontece, estamos no piloto automático, muitas vezes fazendo coisas que não queremos fazer e que sabemos que não funcionam para nós, e não temos ideia de por que continuamos fazendo.

 

 

 

É semelhante a uma panela de pressão. As panelas de pressão são instrumentos de equilíbrio na medida em que é necessária uma tampa para evitar que o conteúdo se derrame por todo o local, mas também é necessário um meio para libertar a pressão de acumulação. Se não há válvula de liberação para fornecer um caminho seguro para a expressão, o que acontece? A pressão se acumula até que o navio não pode mais contê-lo e ele explode, causando danos potencialmente graves. Da mesma forma, se não fornecemos nossas emoções um caminho seguro (embora às vezes desconfortável) para a expressão, permitindo-nos senti-los conscientemente, eles ainda encontrarão uma saída - muitas vezes através de algum tipo de insalubre, auto-derrotar e / ou Explosivo.

 

 

Existem vários níveis de conscientização envolvidos no cultivo do equilíbrio emocional (por mais simples que pareçam, para muitas pessoas não vêm facilmente ou naturalmente):

 

1) Torne-se conscientemente consciente de que você está experimentando uma emoção. Embora você não pode saber especificamente o que é o sentimento, é importante simplesmente observar e reconhecer que você tem algum sentimento.

 

2) Identificar a emoção particular. Pode ser útil para fechar os olhos, transformar seu foco para dentro, e permitir-se experimentar essa emoção em seu corpo. Diferentes emoções são normalmente experimentados em diferentes partes do corpo. Por exemplo, a raiva pode se manifestar como aperto no pescoço e ombros, tristeza, como uma dor no peito, o medo como um nó no estômago, e alegria como o calor em seu coração.

 

3) Coloque a emoção em palavras. "Estou me sentindo com raiva." "Estou me sentindo triste." Colocar as emoções que você experimenta em palavras, fazendo essas auto-afirmações simples pode criar o espaço que você pode usar para responder intencionalmente, em vez de Reagem automaticamente e inconscientemente.

 

 

O equilíbrio emocional é facilitado pela prática de regulação emocional e tolerância à angústia. A regulação emocional relaciona-se com a identificação das emoções que estão sendo sentidas no momento, e observando-as sem serem esmagadas por elas. Competências de regulação emocional incluem atividades de auto-calmante que ajudam a reduzir a intensidade emocional e proporcionar um efeito calmante, tais como: a meditação , a respiração intencional, yoga, ouvir música que você gosta, relaxamento muscular progressivo, dar uma caminhada ou uma caminhada, ler algo agradável ou espiritual, cantando uma canção favorita, exercício, visualizando um reconfortante / imagem de relaxamento, etc.

 

Tolerância de afastamento refere-se a suportar e aceitar desconforto, e aprender a suportar a dor com habilidade. A tolerância de socorro aumenta a capacidade de enfrentamento reforçando a resiliência - a capacidade de se adaptar às mudanças. Habilidades de tolerância angústia são uma conseqüência de mindfulness práticas, e envolvem a capacidade de aceitar tanto a si mesmo e da situação atual sem julgamento, apesar de o emocional e / ou dor física pode trazer.

 

É importante esclarecer que a aceitação não é igual à aprovação. Podemos aprender a aceitar e coexistir com emoções desconfortáveis ​​e angustiantes quando não gostamos deles, e mesmo quando não gostamos intensamente deles.

 

Emoções, especialmente poderosas, perturbadoras, podem parecer como se eles vão durar para sempre. No entanto, se eles são positivos e trazer sorrisos para o nosso rosto e risadas aos nossos lábios, ou dolorosa e trazer ferir a nossos corações e lágrimas aos nossos olhos, os sentimentos são sempre temporários. Eles vêm e vão como convidados que vêm visitar: alguns são bem-vindos e estamos encantados de vê-los; Outros, não tanto. Às vezes, eles saem mais cedo do que gostaríamos; Outras vezes eles ficam muito além do ponto quando queremos que eles deixem-mas, eventualmente, todos eles saem.

 

 

O status do equilíbrio emocional nunca é estático; Está quase sempre em movimento. Pode ser útil pensá-lo em termos de um see-saw ou teeter-totter, uma peça de equipamento de jogo uma vez comum a jardas da escola e parques públicos. Tipicamente, duas crianças sentam-se em extremidades opostas de uma prancha de madeira apoiada no meio por um fulcro de metal e passeio para cima e para baixo de modo que como uma extremidade sobe a outra extremidade vai para baixo. O fim que é para cima, em seguida, vai para baixo e o fim que estava para baixo sobe de forma alternada. Às vezes, o movimento da serra é mais extremo, rapidamente flutuando para cima e para baixo, e às vezes, é mais lento e mais gradual.

 

Embora possa haver breves períodos em que a serra é perfeitamente equilibrada, isso nunca dura muito tempo. A grande maioria do tempo há algum movimento, como as respectivas extremidades da prancha mover para cima e para baixo, às vezes muito ligeiramente e sutilmente. O mesmo é verdade para o equilíbrio emocional, mesmo sob as melhores circunstâncias, raramente alguém consegue perfeito equilíbrio, e quando o fazem, não dura. À medida que as circunstâncias de sua vida mudam, assim será seu estado de equilíbrio emocional. A chave é estar conscientemente ciente disso e utilizar essa consciência para tomar quaisquer ações que o moverão de volta para o equilíbrio.

 

 

Fonte: psychologytoday.com

Compartilhar
Compartilhar
Please reload