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A chave para se libertar da culpa


Culpa, arrependimento e vergonha pelo passado são uma chatice paralisante. [Foto: Getty Images]

Todos nós fizemos coisas das quais não nos orgulhamos particularmente. Todos nós violamos nosso próprio código moral em algum momento e nos envergonhamos disso. A culpa resultante geralmente é um sentimento desconfortável. Isso nos corrói por dentro, fervendo em nosso inconsciente. Ele cresce insidiosamente para nos roubar nosso equilíbrio emocional e sabotar nossos objetivos.

Vergonha, culpa e remorso se misturam, gerando grande desconforto . Eles não apenas causam raiva e ressentimento em relação a si mesmo, mas também em relação aos outros. Esses sentimentos drenam nossa energia, impedem-nos de aproveitar plenamente a vida, de manter relacionamentos satisfatórios e de ter sucesso. Eles nos mantêm presos ao passado e nos impedem de seguir em frente.

Quando a vergonha e a culpa aumentam, elas nos fazem sentir inferiores, indignos ou inadequados simplesmente por ser quem somos . Nesse ponto, entramos em um ciclo autodestrutivo. Não nos sentimos mais mal por ter cometido um erro, mas por ser quem somos. A imagem que temos de nós mesmos é borrada a tal ponto que nos impede de ver claramente o que está acontecendo.

Em alguns casos, essa culpa pode até nos deixar loucos. Foi o que aconteceu com Henry Rathbone, o oficial que estava sentado ao lado de Lincoln quando ele foi baleado. Após o tiro, Rathbone tentou parar o assassino, mas ele o esfaqueou. Desesperado, ele lutou para abrir a porta trancada para que o presidente recebesse assistência médica. Embora ele tenha feito tudo o que era humanamente possível, Rathbone viveu consumido pela culpa do sobrevivente .

Anos depois, vítima de paranóia, ele assassinou a esposa e tentou se matar, mas sem sucesso. Ele passou o resto de seus anos em um hospital psiquiátrico. Quem o conheceu afirmou que " a cena sempre o assombrou " e que " nunca mais foi ele mesmo depois daquela noite ". As feridas físicas da faca do assassino sararam, mas as feridas emocionais não.

A única maneira de resolver essas emoções desagradáveis ​​e sair desse ciclo é perdoando a nós mesmos . O perdão vai aliviar o pesado fardo da vergonha e da culpa, reconstruindo uma imagem mais construtiva de nós mesmos. No entanto, quando estamos imbuídos desse pântano de culpa e punição, perdoar a nós mesmos parece uma missão impossível e nem sabemos por onde começar.

Não lute contra a culpa


Lutar contra a culpa muitas vezes cria um efeito de repercussão que reforça esse sentimento. [Foto: Getty Images]

Se você se sente culpado há meses ou anos, carregando o peso da vergonha e do arrependimento, é compreensível que esteja emocionalmente esgotado e queira se livrar desse fardo. Você provavelmente verá a culpa como seu inimigo e lutará para erradicar esses pensamentos de sua mente. No entanto, lutar contra a culpa geralmente aumenta porque gera um Efeito Rebound .

Se sentir mal por se sentir malIsso vai fazer você cair em um ciclo tóxico. A vergonha e a culpa pelo passado serão agravadas pela frustração por não ser capaz de controlar esses sentimentos, o que afetará ainda mais sua auto-estima. Portanto, em vez de se repreender por esse diálogo interior incriminador e tentar silenciá-lo, é melhor que você preste atenção a ele .

A culpa, na verdade, desempenha diferentes funções psicológicas . Primeiro, ele solicita que você corrija o comportamento. Em segundo lugar, incentiva você a se questionar e reconsiderar o que você fez. E em terceiro lugar, atua como uma bússola moral interna que lhe diz o que está errado para que você possa controlar melhor seu comportamento no futuro.

O problema não é a culpa, mas arrastá-la por muito tempo, de modo que ela perde seu valor funcional e se torna uma culpa neurótica ao se dissociar de sua causa original . Assim, acaba prejudicando a imagem que você tem de si mesmo e o paralisa de vergonha, remorso e recriminação.

Portanto, preste atenção a esse diálogo interior incriminador, mas assumindo um distanciamento psicológico . Imagine, por exemplo, que você é um amigo que está ouvindo o que você diz. Dessa forma, você pode se tornar um observador imparcial. Você provavelmente descobrirá que essa voz em sua cabeça se refere cada vez menos ao fato de que está envergonhado e se concentra cada vez mais em fazer você se sentir mal, fazendo julgamentos de valor distorcidos a seu respeito. Essa voz provavelmente lhe dirá que você é uma pessoa má, que não merece confiança ou ainda pior.

Isso significa que você está generalizando um evento do passado para o seu presente . Você vinculou sua identidade a esse evento, impedindo-o de evoluir. Uma parte de você não aceita a sombra que esse fato lançou, então você permanece preso em um conflito interno.

No entanto, acreditar que você é uma pessoa má dinamite qualquer esforço para mudar. Quando você se sente inerentemente mal, desamparado ou indigno, você nem mesmo considera a possibilidade de ser capaz de mudar.

Ouvir a culpa permitirá que você perceba que é muito mais do que esse comportamento, não importa o quão terrível ou vergonhoso possa ter sido . Seus erros coexistem com suas virtudes. Concentrar-se apenas em seus erros significa ver apenas uma parte de si mesmo e ignorar a parte mais brilhante. Portanto, você precisa entender que a culpa e a vergonha são irracionais e inadequadas.

Vá da culpa para a responsabilidade


Assumir a responsabilidade significa deixar a culpa para trás e assumir uma atitude proativa. [Foto: Getty Images]

Perdoar a si mesmo é parar de se sentir culpado e assumir a responsabilidade por suas ações , impulsos, sentimentos, pensamentos ou atitudes. A diferença não é apenas terminológica, mas implica uma mudança profunda.

Quando se sente culpado, você se pune, concentra-se no sentimento causado pelo que fez de errado e se acomoda nele. Você fica obcecado com esse fato do passado e deixa que ele ocupe seu presente e lance sua sombra sobre o futuro. No fundo, você pensa que ao se punir vai expiar o que fez ou deixou de fazer, mas não é bem assim. Punir a si mesmo apenas o manterá em loop e não resolverá nada .

Um estudo realizado no Case University da Western ReservePor exemplo, ele revelou que a vergonha está associada a padrões neuróticos e que se punir leva a um desajustamento. No entanto, pessoas que foram capazes de sentir arrependimento, mostrar humildade e aceitar responsabilidades poderiam minimizar sentimentos negativos e mostrar uma atitude mais pró-social.

Quando você se sente culpado e envergonhado pelo que fez, presume que o "eu" é imutável. Você fica preso naquele momento. É como se você se sentasse no banco dos réus e sentisse a si mesmo à prisão perpétua.

Sentir-se responsável, por outro lado, implica perdoar-se afetivamente, reconhecer que errou e tentar aprender com esse erro para fazer melhor da próxima vez. Responsabilidade envolve pensar em termos de comportamentos .

Portanto, trata-se de se perguntar o que você pode fazer para corrigir esse erro ou o que deve mudar para evitar cometê-lo novamente. É presumir que você é falível, mas que uma falha - ou várias - não podem defini-lo como pessoa. É dar a si mesmo uma chance de mudar.

Pratique a autocompaixão



Perdoar a si mesmo para se livrar da culpa e da vergonha é um processo de aceitar a responsabilidade e suas próprias sombras que pode se tornar desconfortável e às vezes até emocionalmente doloroso.

É provável que você pense que não pode perdoar a si mesmo porque isso implicaria em "justificar" o que você fez . Você se apega a esse desconforto porque pensa que assim pode expiar o dano. Talvez você até se sinta moralmente obrigado a manter esses sentimentos negativos para se punir. Você acha que merece se sentir mal.

No entanto, a fórmula mais apropriada para perdoar a si mesmo e promover mudanças construtivas envolve reconhecer os aspectos positivos e negativos do "eu" . PsicólogosUniversidade de Illinois-Urbana-Champaign mostraram que uma imagem realista de si mesmo que inclua aspectos positivos e negativos leva a melhor desempenho e maior equilíbrio psicológico, enquanto uma baixa ou artificialmente alta autoestima nos fere e gera sentimentos de culpa e vergonha na primeira mudança.

Se você entende que é uma pessoa falível, com luzes e sombras, é menos provável que se culpe e mais que assuma a responsabilidade. Você aprenderá a dar a cada evento de sua vida a importância que ele merece e não ficará preso na vergonha e no arrependimento.

Uma imagem mais completa e realista de si mesmo permitirá que você se trate com compaixão, como faria com um amigo. A autocompaixão envolve a compreensão de que você é humano e comete erros ou toma decisões erradas. Não é sentir pena ou pena de si mesmo - algo que leva a uma dinâmica autodestrutiva -, mas ser bom consigo mesmo quando está errado.

De fato, foi apreciadoessa autocompaixão positiva, entendida como bondade para consigo mesmo, facilita o perdão. Em contraste, a autopiedade negativa, que implica sentir pena de si mesmo, promove a culpa ao se tornar um obstáculo ao perdão .

Tratar-se com compaixão não significa se justificar e minimizar seu erro pensando que "não foi tão ruim". Não implica exonerá-lo de qualquer responsabilidade. É simplesmente entender que você cometeu um erro ou agiu mal, mas ainda assim, encontrar aquele espaço de compaixão dentro de você que você dedicaria a um amigo que está passando por um momento difícil . É sobre entender que você não é mais a mesma pessoa, para que possa fazer as pazes consigo mesmo e deixar para trás quem você era.

Fonte:https://es.vida-estilo.yahoo.com/como-deshacerse-culpa-pasado

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