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Os riscos de silenciar as emoções



" Quem engole muito no final se afoga ", diz um velho ditado que provavelmente você já ouviu em algum momento. Freud também nos advertiu sobre os perigos de silenciar os sentimentos dizendo: "As emoções reprimidas nunca morrem. Eles são enterrados vivos e sairão da pior maneira".

Na verdade, às vezes, a sabedoria popular encontra um apoio na ciência. Em certos casos, reprimir nossos sentimentos e pensamentos, por medo de ofender outros ou ser vulneráveis, pode acabar causando danos a nós mesmos. As emoções que se acumulam prejudicam-nos em silêncio, tornam-se fantasmas que danificam nosso corpo e nossa mente.

Se você não expressar o que sente, não poderá se defender

Se você não expressar seu desconforto, é provável que a pessoa que está machucando você não esteja plenamente consciente das conseqüências que suas palavras ou atitudes têm sobre você. Muitas vezes esperamos que sejam os outros que percebem que estão passando, que adivinhem nossos sentimentos e pensamentos. Aqueles ao nosso redor não são adivinhadores e, embora seja verdade que podem intuir algumas coisas, às vezes podem ser demasiado absorvidos para perceber o impacto negativo que suas palavras ou comportamentos têm. Portanto, cabe a nós observar que eles estão nos causando danos. Devemos encontrar um equilíbrio entre os momentos em que é mais sensato calar-se e aqueles em que é necessário falar para defender nossas necessidades e proteger o nosso equilíbrio emocional.

Emoções reprimidas tornam-se problemas psicossomáticos

A mente e o corpo formam uma unidade, por isso não é estranho que emoções e sentimentos reprimidos acabem se expressando por problemas psicossomáticos. Um estudo muito interessante realizado na Universidade de Aalto revelou que emoções diferentes afetam nosso corpo, gerando diferentes reações. A raiva contida, por exemplo, tem sido associada com o dobro do risco de sofrer um ataque cardíaco, o que não é estranho, porque se você olhar a figura abaixo, você pode ver que as manifestações de raiva se concentram em na parte superior do corpo.


Também é sabido que o estresse desencadeia a produção de cortisol, um hormônio que gera processos inflamatórios que são muito prejudiciais para as células do nosso corpo e que estão na base de doenças tão graves como o câncer. Na verdade, um estudo clássico realizado na Universidade de Stanford revelou que as pessoas com tendência a reprimir suas emoções, classificadas como "personalidades repressivas", reagem com uma maior ativação fisiológica em situações desafiadoras do que pessoas que sofrem de ansiedade.

Em geral, as pessoas com tendência a silenciar seus sentimentos têm maior risco de surgirem sob a forma de sintomas psicossomáticos, que vão desde tensões musculares e dores de cabeça até problemas gastrointestinais, doenças dermatológicas ou mesmo mais. sério e complexo. A inibição da emoção, tende a prejudicar a saúde.

Alívio emocional: expressar seus sentimentos é fundamental para o seu bem-estar

Durante muito tempo, foi considerado mau gosto , expressar emoções. Na verdade, quando crianças nos ensinaram que não devemos chorar ou ficar com raiva. Como resultado, muitos adultos nunca aprenderam a gerir de forma assertiva seus estados emocionais, eles simplesmente os reprimiram. Os neurocientistas da Universidade de Wisconsin apreciaram que os cérebros daqueles que desenvolveram uma "personalidade repressiva" funcionam de maneira relativamente diferente. Na prática, mensagens perturbadoras ou perturbadoras levam muito mais tempo para passar de um hemisfério para o outro. No entanto, o mesmo não ocorre com mensagens neutras ou positivas, o que indica que é uma reação aprendida ao longo do tempo.

No entanto, o alívio emocional é fundamental para o nosso bem-estar psicológico e físico. Falar sobre como nos sentimos ou como os outros nos fazem sentir, sem medo, nos permitirá desenvolver relacionamentos interpessoais mais maduros e autênticos, enquanto nos ajudam a estabelecer limites saudáveis.

Como alcançá-lo?

1.Se uma pessoa sempre reprimiu suas emoções, é provável que seja difícil para elas mergulhar nelas. Mesmo assim, é essencial que você aprenda a identificar o que sente, que você diferencia a raiva do ressentimento, por exemplo, e pode detectar o que o faz sentir dessa maneira. É um exercício profundo de auto-conhecimento para o qual você precisa expandir seu vocabulário emocional através desta lista de emoções e sentimentos .

2. Suponha que tudo tenha um limite.

Os limites não são negativos, pelo contrário, porque permitem que outras pessoas saibam até onde podem ir. Se você não colocar limites em seus relacionamentos interpessoais, é provável que outros acabem aproveitando sua bondade ou sua capacidade de apoiar tudo sem dizer nada, apertando a corda cada vez mais. É importante que esses limites garantam a satisfação de suas necessidades.

3. Dizer o que você acha que não precisa prejudicar os outros.

Defender seus direitos não implica prejudicar os outros. Você não precisa se tornar um kamikaze da verdade , mas fisicamente aguentando a crítica insalubre e os ataques de pessoas tóxicas só vão prejudicá-lo. O ideal é que você aprenda a dizer o que você pensa e sente em relação ao outro, mas assumindo uma posição firme.

4. Procure uma maneira assertiva .

Você nem sempre pode dizer aos outros o que sente. No entanto, isso não significa que você deve silenciar essas emoções. Você pode dar uma saída através de técnicas como a cadeira vazia, na qual você imagina que a pessoa com a qual quer conversar está bem à sua frente. No entanto, tenha cuidado porque os psicólogos da Universidade Estadual de Iowa descobriram que algumas maneiras de expressar emoções podem ter o efeito oposto, o que faz você se sentir pior.

A chave está em encontrar a maneira de praticar o alívio emocional de uma maneira que lhe permita recuperar o equilíbrio perdido, escapando do controle exercido por essas emoções do seu inconsciente.

Fontes:

Nummenmaaa, L. et. Al. (2014) Mapas corporais de emoções. PNAS ; 111 (2): 646-651. Davidson, RJ (2013) A vida emocional do seu cérebro. Nova York: Plume.

Bushman, BJ (2002) Ventilar a raiva Alimentar ou Extinguir a Chama? Catharsis, Rumination, Distraction, Raiva e Resposta Agressiva. Boletim de Personalidade e Psicologia Social ; 28 (6): 724-731.

King, AC et. Al. (1990) A relação entre estilos de enfrentamento repressivos e defensivos e respostas de pressão arterial em homens e mulheres saudáveis ​​e de meia-idade. J Psychosom Res ; 34: 461-471.

https://www.rinconpsicologia.com/2017/11/quien-mucho-traga-al-final-se-ahoga.html

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