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Por que a aprendizagem social e emocional é importante para os alunos?



Cada vez mais as escolas modernas estão se tornando multiculturais, com estudantes de diversos níveis sociais e econômicos convivendo e aprendendo juntos. Com isso, professores e educadores tem que lidar com alunos que tem diferentes motivações para estudar. Aí que entra a aprendizagem social e emocional. Por que ela é tão importante para os alunos?

A aprendizagem social e emocional (SEL – em inglês, social and emotional learning) entra como base para um aprendizado mais positivo e seguro e incentiva os estudantes a terem sucesso tanto na escola, como na carreira e na vida.

Por que a aprendizagem social e emocional é importante

Pesquisas mostram que o SEL não só melhora os resultados dos estudantes, mas também faz com tenham melhores comportamentos sociais (como bondade, compartilhamento e empatia), olhem a escolha de um jeito diferente e diminui a depressão e o stress entre os alunos.

Uma aprendizagem social e aprendizagem emocional efetivas envolvem não só a sala de aula, como a escola por um todo, a família e a comunidade que, assim, ajudam os estudantes a desenvolverem suas habilidades principais, que devem ser:

Autoconhecimento

O autoconhecimento envolve o entendimento de suas próprias emoções, metas pessoais e valores. Inclui também um acesso mais preciso aos seus pontos fortes e limitações, sempre com um pensamento positivo e conhecimento de suas habilidades. Em um nível mais elevado de autoconhecimento, a pessoa consegue reconhecer como pensamentos, sentimentos e ações estão interconectados.

Auto Gerenciamento

Auto Gerenciamento requer habilidades que facilitem a capacidade de regular as próprias emoções e comportamentos. Isto inclui a capacidade de adiar a gratificação, controlar estresse e impulsos e perseverar através de desafios para alcançar objetivos pessoais e educacionais.

Consciência Social

Consciência social envolve a capacidade de compreender, ter empatia e sentir compaixão por aqueles com diferentes origens e culturas. Envolve também a compreensão das normas sociais para o comportamento e reconhecimento dos recursos e apoio da família, escola e comunidade.

Habilidades de relacionamento

Essas habilidades ajudam os alunos a estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes, e agir de acordo com as normas sociais. Envolvem ainda comunicar com clareza, escutar com atenção, cooperar, resistir a pressão social inadequada, negociar conflitos de forma construtiva e procurar ajuda quando for necessário.

Tomada de decisões

Tomar decisões de forma responsável envolve aprender como fazer escolhas mais construtivas relacionadas a comportamentos pessoais e interações sociais de diferentes maneiras. Exige a capacidade de considerar as normas éticas, preocupações de segurança, comportamentos de risco, a saúde e o bem estar de si e dos outros, e ainda fazer uma avaliação realista das consequências de vários tipos de ações.

A escola é um dos primeiros lugares em que os estudantes aprendem habilidades sociais e emocionais.

Benefícios da aprendizagem social e emocional

Estudantes tem mais sucesso na escola e em seu dia a dia quando:

  • Sabem e podem controlar a si mesmos

  • Entendem a perspectiva dos outros e se relacionam bem com isso

  • Fazem escolhas sensatas sobre decisões pessoais e sociais

Essas habilidades sociais e emocionais são alguns dos resultados que um programa efetivo de SEL pode promover. Outros benefícios são:

  • Atitudes mais positivas para consigo mesmo e com outros, e exercícios de confiança, persistência, empatia, conexão e compromisso com a escola, além de um maior senso de propósito

  • Comportamentos sociais e relacionamentos mais positivos com colegas e adultos

  • Problemas de conduta e comportamentos arriscados são reduzidos

  • Diminuição da angústia emocional

  • Melhora nos testes, notas e assiduidade escolar.

A longo prazo, uma maior competência social e emocional pode aumentar a porcentagem de conclusão do ensino médio, deixar todos mais prontos para o ensino de nível superior, para o sucesso da carreira, para relacionamentos mais positivos na família e no trabalho, promove melhor saúde mental, reduz o comportamento criminoso e faz cidadãos mais engajados.

Aprendizagem social e emocional na sala de aula

Promover o desenvolvimento emocional e social para os estudantes na sala de aula envolve ensinar e “modelar” essas habilidades, possibilitando oportunidades para os alunos praticarem, aprimorarem e aplicarem essas competências na vida real.

Professores também podem promover as habilidades nos alunos através de suas próprias interações interpessoais com eles e centradas neles, em seu dia a dia escolar. As interações dos alunos com adultos ajudam na aprendizagem emocional e social na medida em que influencia também no relacionamento do estudante com o professor e possibilita trabalhar melhor essas competências.

Atividades dos professores que ofereçam aos alunos um apoio emocional e criem oportunidades para dar voz e autonomia aos estudantes, promovem um maior envolvimento deles no processo educativo.

Aprendizagem social e emocional nas escolas

Nas escolas, estratégias de SEL (aprendizagem social e emocional) normalmente vêm na forma de políticas, práticas ou estruturas relacionadas com o ambiente e os serviços de apoio ao estudante. Um ambiente escolar seguro afeta positivamente os resultados acadêmicos, comportamentais e mentais dos alunos.

Diretores escolares desempenham um papel fundamental na promoção de atividades e políticas que promovam esses ambientes favoráveis, tais como formar uma equipe de gestão, divulgar meios mais adultos de lidar com questões sociais e emocionais e desenvolver normas, valores e expectativas claros para estudantes e membros da equipe.

Políticas de disciplina mais justas e práticas de prevenção ao bullying são mais eficazes do que métodos puramente comportamentais que dependem de recompensa ou punição. Os líderes da escola podem organizar atividades que construam relacionamentos positivos e um senso de comunidade entre os alunos, tais como reuniões matinais regulares ou avisos que fornecem aos alunos oportunidades de se conectar uns com os outros.

Aprendizagem social e emocional na família e comunidade

Parcerias entre família e comunidade podem reforçar o impacto das abordagens escolares de aumentar a aprendizagem em casa e na vizinhança. Membros da comunidade podem apoiar os esforços de sala de aula e da escola, especialmente ao proporcionar aos alunos oportunidades adicionais para refinar e aplicar várias habilidades SEL.

https://canaldoensino.com.br/blog/por-que-a-aprendizagem-social-e-emocional-e-importante-para-os-alunos

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