Galeria de Fotos:Aceleração da Aprendizagem
Teatro Espontâneo ou Psicodrama para adolescentes
Percebemos a escola num lugar em que professores e alunos possam conviver de maneira afetiva num clima de solidariedade fazendo surgir oportunidades para a criação de relações positivas trazendo benefícios para todos.
Para Moreno, Pai do Psicodrama, toda escola deveria contar com uma sala de Psicodrama, que seria um verdadeiro laboratório para o aluno. Permitindo a atuação livre e espontânea de sua personalidade.
O Psicodrama volta-se para o campo da terapia e o educador que utiliza o psicodrama pedagógico encontra-se com Moreno, pois ambos compartilham a mesma visão do Homem como ser espontâneo, que através desta espontaneidade, cria, inesgotavelmente.
Portanto, o jogo dramático pode auxiliar o educador, tanto diretamente na sala de aula, para a transmissão de um conceito, como para a criação de um clima emocional favorável e receptivo à aprendizagem.
O elemento lúdico fica, então, como elemento essencial a todo o processo do aprendizado. O jogo propicia o aquecimento para o aparecimento do processo espontaneidade-criatividade-aprendizagem.

Adolescentes se preparando para entrar em cena


Relaxamento e concentração

Andando aleatoriamente ao som de música, ao parar cada um diz seu nome.15/07/11
Expressão Corporal
Desenvolver a expressão corporal, dando ênfase ao espaço, ao movimento e ao ritmo.
Desenvolver o relacionamento grupal através de atividades corporais de sensibilização.

Exercícios para expressar emoções



Desenvolver a espontaneidade a partir de atividades de improvisação, utilizando materiais simples.
Improvisação espontânea.


Entendendo o quanto este trabalho poderia ser útil para o desenvolvimento dos adolescentes, os quais, apresentam o mesmo perfil psicológico e de amadurecimento emocional dos grupos anteriores.Trazem também em suas histórias , situações traumáticas de vida semelhantes, portanto, se adequando aos objetivos do projeto do Teatro Pedagógico.
A abordagem utilizada na condução do trabalho com os grupos,pode ser classificada como um Psicodrama Moreniano, pois, seus propósitos são: promover a liberação da espontaneidade do adolescente, através do brinquedo, jogos, representações e outras atividades escolhidas livremente por elas com o objetivo de facilitar a estruturação sociométrica do grupo e promover o desenvolvimento da “tele” (possibilidade de trocar de lugar com o outro).
Nosso trabalho iniciou com o estabelecimento de um vínculo positivo e favorável com cada adolescente individualmente.
Posteriormente, nos grupos, propiciou-se aos adolescentes a oportunidade em melhorar suas habilidades em estabelecer vínculos mais saudáveis com pessoas (os colegas de grupos e os adultos presentes) e com objetos (os jogos e os materiais disponíveis no trabalho de grupo).
Procurou-se criar um ambiente protegido, onde eles não fossem cobrados de seus fracassos e nem pressionados a se desempenhar bem, mas assistidos em suas dificuldades.