O objetivo central deste trabalho é a realização de uma assessoria à  Empresas,Escolas e Clínicas, sob o referencial teórico do Psicodrama.

 

Como ferramentas metodológicas usamos entrevistas e reuniões, nas quais propomos discussões, reflexões sobre o cotidianos na escola, através de dramatizações com o objetivo de proporcionar aos profissionais um resgate de sua relação de compromisso e, consequentemente, a transformação de seu papel .

 

São levantadas algumas questões sobre os necessários ajustes e adaptações com o  uso das estratégias psicodramáticas .

 

O psicodrama surgiu de práticas grupais em ruas, hospitais, prisões, etc. e só mais tarde concretizou-se em uma prática psicoterápica. Além da sua incontestável importância na área clínica, é utilizado com êxito na Educação.

 

No psicodrama  o trabalho não focaliza o professor isoladamente, mas em grupo, passando dos métodos verbais para os métodos de ação.

 

 Trazendo á sua consciência,  ao ser conduzido à ação, seus sentimentos, e a descoberta de situações conflitantes.

 

A chave fundamental para o psicodrama é a valorização do desenvolvimento da espontaneidade e criatividade.

 

É importante que as escolas ofereçam estímulos e ambientes propícios que favoreçam o desenvolvimento espontâneo e criativo dos educandos e dos profissionais.

 

Estes espaços deveriam oferecer aos profissinais um lugar onde posam vivenciar seus conflitos, ir além da fantasia, ou seja, um lugar onde espectadores e atores pudessem participar coletivamente.

 

 É vivenciando que oprofisional pode alcançar a Espontaneidade e a criatividade.

 

É vivenciando, na ação dramática  que pode alcançar a integração entre conhecimento adquirido e experiência vivida. O princípio básico desse cenário é a espontaneidade.

 

Tudo acontece no “como se”, os participantes podem vivenciar situações problemáticas que estão surgindo no papel profissional e com isso, ter condições de entendê-las e superá-las, ou ainda, de se preparar para situações que possam surgir.

 

A rigor, o psicodrama é uma combinação equilibrada de trabalho em grupo; desenvolvido num clima de jogo e liberdade; que alcança sua maior expressão quando articulado no plano dramático ou teatral.

 

Grande parte destes espaços ,não respeita ou considera os componentes afetivos e, com isso, atrofia qualquer desenvolvimento nesse sentido e hipervaloriza o desenvolvimento intelectual, criando pessoas informadas porém imaturas afetivamente.

Assessoria para Empresas, Escolas e Clínicas

Criado Por Ludmila Coutinho. Mente e Movimento. Todos os direitos reservados®

Rua Coronel Moreira César, nº 426 - sala 405, Icaraí - Niterói -RJ

Tel.: (21) 98883-8143 / 98777-8142 / 2611-2367